Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre visagismo.
Foi criado na década de 30 por um maquiador e cabeleireiro francês e se expandiu em 2002, quando Philip Hallawel lançou o livro “Visagismo: Harmonia e Estética”. Tempos depois, lançou também um curso para compartilhar a técnica.
Mas o que é visagismo?
Visagismo nada mais é do que uma imagem pessoal personalizada, que harmoniza suas características com a mensagem que deseja passar.
Segundo Philip, o visagismo analisa o que é funcional para uma personalidade e tipo físico.
Os arquétipos de personalidade utilizados pelo visagismo, segundo o psicanalista Carl Jung, define os seguintes temperamentos de beleza:
- Sanguínea: Pessoas com este arquétipo se caracterizam pela energia e por serem extrovertidas. Gostam de ser o centro das atenções e são inquietas, curiosas e amam novidades.
- Colérica: expressam poder, força e independência, tem atitudes e são ótimas líderes.
- Fleumática: Pessoas com este arquétipo são acolhedoras, diplomáticas, espiritualista e serena. Se satisfazem com pouco e não gostam de incomodar ninguém.
- Melancólica: Pessoas quietas e introvertidas, prestativas e meigas, sofisticadas e elegante, porém, as vezes muito perfeccionistas.
O visagismo também se destaca com a análise do tipo de rosto.
- Oval
- Redondo
- Quadrado
- Retangular
- Hexagonal de lateral será
- Hexagonal de base reta
- Triangular
- Triangular invertido
- Losangular
Dependendo de toda essa análise, é possível identificar o tipo de corte e a melhor cor para os cabelos, dependendo da rotina e cotidiano da pessoa, valorizando assim os pontos fortes da personalidade e do estilo.
Qual a utilidade do visagismo?
O objetivo do visagismo é criar um estilo que se integre com as necessidades funcionais, biológicas e emocionais do cliente.
O visagismo e a consultoria são complementos para um autoconhecimento e reflexo do que cada pessoa deseja passar através da sua imagem. Muitas pessoas, depois dessas informações, começam a liderar com mais segurança e ter maior benefícios na vida profissional e pessoal.