O tema sustentabilidade está cada vez mais presente nas passarelas. Em Cuiabá, o evento “Amor e Moda” também teve este conceito. Realizado pelo projeto social Amor em Retalhos, o dia de intervenção teve como objetivo apresentar modelos de kaftans produzidos pelo ateliê, que tem como objetivo reverter o valor da venda para obras sociais.

As peças foram apresentadas em um desfile com modelos voluntárias. Personal stylist e organizer Liza Belegante foi uma das participantes. Destacou que as kaftans são peças versáteis e frescas para o clima de Cuiabá. “São boas opções para quem deseja praticidade. Você pode montar um look mais básico, com uma sandália ou salto baixo, e depois colocar um salto, um colar ou um echarpe e ter um look mais sofisticado”.

Os sapatos usados pelas modelos foram da grife paulistana Sil Perazzoli, diferenciada por produzir sapatos de alta qualidade e com design diferenciado, que respeitam o meio ambiente e promove a sustentabilidade. Empresária Silvana Perazzoli conta que ficou dois anos estudando e planejando para lançar a marca e mostrar que é possível trabalhar com produtos que respeitam o meio ambiente. “Nossas peças são todas artesanais, produzidas de forma personalizada. Se uma pessoa gosta de um modelo, mas quer outra cor, eu consigo produzir. Todas com materiais sustentáveis, seja couro, pele, madeira”.

Empresária Isolda Risso, do ateliê Amor com Retalhos, aproveitou o evento para convidar as pessoas a conhecerem o projeto e as atividades desenvolvidas desde 2017. O principal objetivo é capacitar mulheres em vulnerabilidade, assistidas pelas Obras Sociais Irmão Áureo, oferecendo a elas um oficio que permita se sustentar. Isso permite a autoestima elevada e ao autoconhecimento.

Obras Sociais Irmão Áureo é uma entidade civil sem fins lucrativos que funciona no bairro Santa Laura, em Cuiabá. Foi fundado pela senhora Angelina Marchetti e o senhor Luiz Vivan.

Já o ateliê do Amor em Retalhos está na rua Pedro Celestino, próximo a Praça Alencastro.